As Melhores Jornalistas

Sites e Matérias Relacionados

 

Sites e Matérias Relacionados

 

 

No Brasil a mistura étnica aconteceu vitoriosamente. Somos um povo ao mesmo tempo generoso e cheio de contradições, onde vivemos cercados de abundancia, mas com grandes bolsões de miséria. Somos a terra da integração, porém com enormes abismos que separam negros e brancos, de forma visível e invisível. Agora que chegamos ao pós-120 anos de abolição da escravatura essa integração que lhe é peculiar coloca o Brasil no centro do debate, em que seu impasse étnico transformou-se no indicador que pode levar o país ao futuro como nação civilizada ou fincar, de vez, nossa pátria, linda por natureza, nos erros do passado; dos quais a escravidão e o racismo são os mais caros e dolorosos na trajetória social brasileira.

 

Leia Mais

 

________________________________________________________

 

 

Há 120 anos a Princesa Isabel livrava os negors de todo trabalho escravo. Foi então sancionada a Lei Auréa. Isso de fato só aconteceu pela pressão vinda de movimentos abolicionistas. Mas o que eu penso sobre isso é que nós nunca deixamos de ser escravos. Apenas mudamos de foco. Hoje somos vítimas de uma escravidão ligada aos países desenvolvidos e como seres humanos somos escravos de nosso orgulho, egoísmo, consumismo desenfreado, modismo sem igual e principalmente somos escravos por não amarmos uns aos outros. E é óbvio que em alguns lugares do Brasil, ainda podemos encontrar pessoas que fazem trabalho escravo, muitas vezes acorrentados. Nossas crianças são escravas da sociedade da mentira, da prostituição, da falta de educação, saúde. A sociedade em si, às vezes nem percebe, mas será uma eterna escrava de seus erros e atitudes insanas.

 

Leia Mais

 

________________________________________________________

 

A nação brasileira assinala neste dia 13 de maio os 120 anos da Assinatura da Lei Áurea que declarou extinta legalmente qualquer forma de trabalho escravo. Foi um fato marcante para os homens e mulheres que nos idos de 1888 ainda carregavam nas costas o fardo da escravidão.

 

Leia Mais

 

__________________________________________________________

 

A Afrobras (Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural) e a Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares –Unipalmares– realizam desde ontem e até quarta-feira uma série de eventos em comemoração aos 120 anos da abolição da escravatura.

 

Leia Mais

 

__________________________________________________________

 

Neste ano, o resto do mundo comemorou os 200 anos do “Abolition of the Slave Trade Act” que determinou o fim do tráfico negreiro no Império Britânico em 1807. A história do movimento abolicionista, principalmente na Grã Bretanha, é interessante.

Leia Mais

__________________________________________________________

Em praça pública, para servirem de exemplo aos demais, os negros sofriam .seus castigos. A escravidão negra no Brasil, iniciada, segundo alguns autores, em 1532, estendeu-se até 1888. Foram mais de três séculos e meio de escravatura, condição em que o negro desempenhou importante papel na colonização e, depois, no desenvolvimento econômico do Império. Os africanos entravam no Brasil principalmente através dos portos do Rio de Janeiro, de Salvador, do Recife e de São Luís do Maranhão, de onde se espalhavam por todo o território brasileiro. Muitas vezes, revoltados com sua condição, fugiam de seus senhores, chegando a organizar-se em quilombos, cujo principal, o de Palmares, em Alagoas, conseguiu tornar-se um verdadeiro estado negro dentro da colônia portuguesa.

Leia Mais

__________________________________________________________

 A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo lança na próxima terça-feira, 13/5, nos 120 anos de Abolição da Escravatura, a campanha “Racismo: se você não fala, quem vai falar?” Durante 90 dias, a população do Estado poderá se manifestar sobre esse tema por meio de cartas que serão colocadas em mil urnas espalhadas por locais de grande acesso do público, como estações do metrô, agências do Poupatempo, escolas e museus, entre outros.

Leia Mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« maio    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

mais acessados

  • Nenhum

Blog Stats

  • 63,568 hits

Flickr Photos

%d blogueiros gostam disto: