As Melhores Jornalistas

Análise de Notícia

Posted on: novembro 19, 2008

Correio Brasiliense

Correio Brasiliense

Por Danielle Ramos

Acompanhando o caderno de Cidades entre os dias 11 e 17 de novembro do site http://www.correiobraziliense.com.br, pude observar que as pautas publicadas são as mesmas do meio impresso. Observa-se que o texto sofre adaptação, as matérias são diretas, resumidas e sucintas.
Na página inicial do caderno há fotos com animação das matérias principais, que incentiva o leitor a clicar para a leitura. Porém quando as páginas das matérias abrem não há imagens, animação ou objeto que incite a interatividade. Conclusão, o internauta que acessa a essa página deve ser um admirador do Diário dos Associados ou têm imensa credibilidade no meio, porque atrativos não é o forte do caderno de Cidades.
A expectativa era de que fizesse o uso abrangente dos recursos web jornalísticos. As principais características da maioria dos sites são ferramentas como links, vídeos, áudio. Elementos que levam o internauta a buscar mais informações, e melhor que isso, é o próprio usuário quem define o conteúdo das informações desejadas.
Acredito que o caderno de cidades no Correio mereça um aprimoramento com relação as suas matérias. Tenho algumas sugestões a fazer: opção de “leia mais” para aqueles que buscam mais informações a cerca de determinado assunto, vídeos das entrevistas concedidas, galeria de fotos, áudios das matérias, a opção “assuntos relacionados” de matérias publicadas anteriormente. E a enquete deveria ser de assuntos mais pertinentes a realidade da cidade, não sobre o flamboyant mais bonito.
Mas também há elogios a serem feitos. No site há a possibilidade do leitor comentar sobre a reportagem, há um calendário para que possa ter acesso a edições dos dias anteriores. Acesso aos especiais do mês e o que achei muito interessante já que muitas vezes alguns anúncios chamam mais atenção do que a informação, no caderno há pouco espaço destinado à propaganda. E fica a sugestão de aprimoramento para o crescimento do site. E mais! Um alerta para a contratação de profissionais apaixonados pelas faces da comunicação sem fronteiras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

novembro 2008
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

mais acessados

  • Nenhum

Blog Stats

  • 63,568 hits

Flickr Photos

%d blogueiros gostam disto: